Como Fazer Amigos e Melhorar Seus Relacionamentos

Atualizado: Mar 9

Um dos pilares para construir um vida com significado é saber se relacionar bem. Nós, seres humanos, sobrevivem a predadores maiores e mais fortes do que a gente por causa da nossa capacidade de conviver em grupos. E uma das maiores dificuldades que eu percebo em muitos dos meus clientes é a capacidade de se relacionar bem com as outras pessoas. Como podemos tirar o peso das nossas relações do dia a dia e fazer amigos?


Na hora de se relacionar, as pessoas que tem dificuldade de engajar uma conversa boa para ambos os lados, buscam o reconhecimento externo. Elas precisam de uma prova de que elas estão sendo boas o suficiente. Só que justamente isso é o que atrapalha todos os relacionamentos dela. Esse tipo de pessoa fala sobre as suas próprias conquistas. Fala sobre os patamares que ela já alcançou na vida, sobre os obstáculos que ela superou, sobre as suas angústias e as suas dores, sobre seu sofrimento. O problema é que toda essa conversa gira em torno somente delas mesmas.


Quando as conversas giram apenas em torno do nosso próprio umbigo, não sobra espaço para ouvir o outro. Não existe espaço para se abrir para o outro e exatamente por isso, o outro se fecha. No nosso cérebro existe uma área que se ativa quando você está falando sobre si mesmo. Essa é uma área de prazer intenso. Só que ela não vai se ativar no cérebro de quem conversa com você, se você só falar sobre sua própria pessoa. E a tendência é querer provar que você é bom o suficiente, e aí não existe espaço para o outro. Existe um monólogo nesse tipo de situação. Perceba que aí não existe um relacionamento verdadeiro.



O primeiro passo para você criar um vínculo com alguém, um engajamento com alguém, uma amizade com alguém, é fazer perguntas. Mas faça perguntas que você realmente esteja interessado em saber. Se não você vai soar robotizado. E aí algo que era para ser natural, parece forçado. Pergunte sobre os objetivos da pessoa, pergunte sobre os planos de futuro da pessoa. Pergunte sobre como ela se apaixonou por uma área, pergunte sobre como ela iniciou um relacionamento amoroso. Faça perguntas.


Tem muita gente que evita fazer amizades com pessoas que tenha interesses diferentes dos dela. Preste atenção nisso, porque você pode estar se baseando em algo superficial. Faça amizade com pessoas com interesses diferentes. Por exemplo, as minhas amigas amam sertanejo, eu não gosto tanto assim, e a gente pode ser amigas apesar disso. A música é algo superficial para você decidir se vai estabelecer um relacionamento com base nela ou não. Meu namorado também gosta de músicas totalmente diferentes das que eu gosto. Isso não vai atrapalhar um relacionamento.


O que é importante ter parecido, são os valores. Que aspectos da vida você dá importância? Carreira, seus objetivos de vida, você acredita que é responsável por todos os seus resultados? Você quer uma família? Você é comprometido? Valores são mais importantes do que interesses, porque eles são mais profundos e abrangem mais partes da sua personalidade. Por isso ter valores parecidos com os dos seus amigos é importante. É claro que você não vai ter todos os valores parecidos, porque cada um tem o seu conjunto, mas é importante que os valores dos seus amigos não vão contra os seus valores.


"Diga-me com quem tu andas que te direi quem tu és” é a frase mais verdadeira que existe. A gente projeta as imagens que temos dentro de nós, quem nós somos, mesmo sem querer. E mesmo sem perceber que somos essa pessoa. Não temos consciência de muitos de nossos comportamentos. Por isso, quem você tem perto de você provavelmente é parecido com quem você é hoje. Você provavelmente é sim a média das 05 pessoas que você mais convive. Isso não quer dizer que você tem que se afastar dessas pessoas, mas quer dizer que você tem que começar a observar esse contexto para entender se você quer ser essa pessoa. E aí você pode se aproximar de pessoas mais parecidas com o que você quer ser.Antigamente, a maioria das minhas amigas eram solteiras.


Eu não tinha a mínima vontade de namorar naquela época. Algumas delas começaram a namorar e eu me aproximei na minha família de pessoas que tinham relacionamentos sério e estáveis. Isso foi aumentando meu desejo por namorar porque eu fui vendo isso no meu contexto e fui modelando alguns comportamentos de pessoas que tem relacionamentos mais sérios. Isso fez eu andar em direção a querer um namorado.No Brasil é comum os amigos debocharem e tirarem sarro um do outro. Mas toda a brincadeira que ataca a identidade do outro, como “você é um babaca", "você é um filho da puta", "você é burro”. Todo tipo de brincadeira assim agride o outro, mesmo que este não perceba. Isso faz com que ele se prenda mais naquela identidade evitando que ela enxergue seu potencial e vá atrás dele.Provavelmente quem faz esse tipo de gozação também não acredita em si mesmo. Por isso tem esse comportamento de defesa com o outro.Quando você passar a acreditar mais nas pessoas que estão próximas a você, quando você passar a apoiar mais os sonhos e desejos das pessoas, você passa a ser um amigo da verdade. Enquanto você está impondo suas vontades e seus sonhos, enfiando suas ideias goela abaixo do outro, você não é um bom amigo.A pior coisa para a autoestima de alguém é ser exposto e humilhado pelo outro, principalmente em público.


Para testar se você realmente está ouvindo as pessoas a fundo, ouvindo as pessoas na essência delas, se faça algumas perguntas: as suas amigas gostam do trabalho delas? Elas tem um relacionamento? O relacionamento é saudável? Eles estão felizes no momento atual da vida deles? Quais são os sonhos delas? Como é a historia da família delas?Comece a reparar se você acha um saco a hora que o outro está falando. Se você pensa assim provavelmente você tem dificuldade de se relacionar. Se você está achando chato a hora que o outro está falando, você não sabe ouvir. E pode ser que ele também esteja achando chato a hora que você está falando e ninguém ouve ninguém nessa conversa. Ou seja. Não existe um relacionamento real. Uma frase que resume tudo isso é: “Se você sair para procurar um amigo, você vai descobrir que eles são muito raros. Se você sair para ser um amigo, você vai encontrar eles em todo lugar."

4 visualizações
CONTATO
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

© 2020 por Obba Marketing