Como Lidar Com Pessoas Tóxicas

Atualizado: Mar 9

Quando nascemos ficamos hipnotizados pelo ambiente no qual estamos inseridos. Vamos supor que você nasceu em uma família que nunca te deu carinho. Todas as famílias que você vê ao redor, no entanto, recebem muito carinho ou doam muito carinho para seus filhos.



Quando nascemos ficamos hipnotizados pelo ambiente no qual estamos inseridos. Vamos supor que você nasceu em uma família que nunca te deu carinho. Todas as famílias que você vê ao redor, no entanto, recebem muito carinho ou doam muito carinho para seus filhos. Mas como uma forma de me convencer de que eu estou bem, como uma forma de proteção, eu vou concluir que carinho é ruim. Conforme a pessoa que viveu nesse contexto conhece pessoas que recebem carinho, ela pode tentar convence-las de que aquele carinho que elas recebem é negativo. A pessoa tenta tirar as outras de uma realidade que na verdade faz bem para elas, mas na qual não está inserido. E é justamente por não estar inserido nessa realidade, por não receber esse carinho que a pessoa sofre, mas ela nega essa realidade como forma de proteção e é justamente isso que a torna uma pessoa tóxica.Como podemos começar a reconhecer se alguém ao nosso redor é tóxico ou se nós somos uma pessoa tóxica?


O primeiro sinal é que pessoas saudáveis acreditam e escolhe para si mesmo. As pessoas tóxicas normalmente querem impor os sonhos dela para você. Se a pessoa te motiva, te apoia no que você quer para a sua vida, acredita nos seus objetivos, quer que você trace o seu caminho para o que quer que você entenda como sucesso, essa pessoa provavelmente é uma pessoa boa de estar perto.Se é uma pessoa que critica tudo o que você faz. Se é uma pessoa que inveja os outros. Se é uma pessoa que só conta histórias de tragédias ou de casos que não deram certo de pessoas próximas a elas provavelmente essas pessoas são tóxicas e você deve manter um pouco de distância.Existem, algumas pessoas que nós não podemos nos afastar como nosso chefe ou a nossa família. Infelizmente muitas pessoas dentro das famílias são tóxicas. Para que a gente consiga neutralizar isso, temos que dobrar a comunicação positiva, temos que dobrar a comunicação de pessoas que acreditam nos nossos sonhos, de vídeos motivacionais que nos incentivam a ir atrás de nossos sonhos.



Só dessa forma você consegue neutralizar aquela comunicação daquela pessoa que está falando na sua cabeça que você não vai conseguir, que é muito difícil, que você vai se machucar nessa jornada, que não vale a pena todo esse esforço. Essa pessoas na verdade estão projetando o que elas pensam sobre o sucesso, como veem os desafios, os obstáculos em você. Elas tiram o fracasso delas das experiências negativas que tiveram e colocam em você. Toda a carga que elas carregam, acabam descarregando sem perceber e pra isso acabam não se importando muito com os seus sentimentos.Já uma pessoa segura, uma pessoa que quer se construir, uma pessoa que acredita em si mesmo, uma pessoa que consegue alcançar algum sucesso, seja lá em qual área ela queria ter sucesso. Essa pessoa não vai te detonar nos seus sonhos, porque estará muito concentrada em construir o caminho dela. Em fazer o objetivo dela dar certo.


Quando ela se concentra nisso ela vai ter que estudar, vai ter que aplicar os métodos, ela não tem tempo de ficar olhando para o outro. Se o outro está fazendo errado, se o outro é feio se ele é chato, se o outro fracassou, se o outro tem meleca no nariz.Quando você está muito concentrado no seu objetivo você não tem tempo de ficar imaginando coisas sobre os outros, ficar fazendo fofoca, ficar invejando as pessoas. Até a comparação nas redes sociais com quem não conhecemos é um pouco de “toxicidade”, porque você se compara de uma forma que você se coloca em um ponto no qual você acredita que nunca conseguiria chegar lá. Quando você se coloca nessa posição de impotência, tudo o que te sobra é invejar ao outro. E a comunicação das pessoas tóxicas fica na nossa cabeça. “Você não faz nada”, “você não vai conseguir”, “é muito difícil”, “porque você está tentando?”, “ porque você perde seu tempo com isso?”, “porque você não escolhe alguma coisa mais segura?”. O nosso cérebro absorve esse tipo de estímulo e por absorver isso, isso passa a ser o nosso pensamento.


E nós agimos conforme nossos pensamentos. O pensamento é a comunicação que você tem o tempo todo com você mesmo. E se você está ouvindo essa repetição de outras pessoas, você por consequência pode ter passado a pensar assim também. Por isso que se você convive com uma pessoa tóxica na sua família ou no seu trabalho, você precisa dobrar a comunicação. Você terá aquela nova comunicação que provavelmente você vai ter que repetir muito, porque hoje provavelmente você não tem nada dela para conseguir se convencer a agir na direção que você realmente quer.


Agora na direção dos seus sonhos. Quando você repete isso por tempo suficiente, você enraiza isso no seu ser. E isso vira um padrão de pensamento. E a outra estratégia que você pode fazer para se livrar dessa toxicidade das pessoas com quem você é obrigado a conviver é focar com muita força e com muito detalhe no seu objetivo.Entenda que seu objetivo só é um objetivo porque ele ainda não aconteceu. Então você tem que visualizar algo que não aconteceu em muitos detalhes. Se imaginar como se você já estivesse lá. E aí essa imaginação vai te motivar a fazer o que você precisa fazer para alcançar esse objetivo.Agora preste muita atenção. Se você acha que todo mundo é tóxico, provavelmente você também é.


Ou porque você está imerso nesses pensamentos das pessoas ao seu redor, ou porque você está habituado a pensar de forma negativa e aí você reage a qualquer comunicação externa como se fosse uma obstáculo para você. Algumas pessoas não são tóxicas e vão te dar feedbacks para melhorar o seu posicionamento para conseguir o que você quer. Não confunda.Se afaste das pessoas que realmente te fazem mal e comece a trabalhar em direção as coisas que você realmente quer, e eu tenho certeza que você aguentará a caminhada com muito mais facilidade ao lado de pessoas que te apoiem.


3 visualizações
CONTATO
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

© 2020 por Obba Marketing